Junho Vermelho: Leme reforça compromisso com a doação de sangue
Durante todo o mês de junho, a campanha Junho Vermelho ganha destaque em todo o Brasil como símbolo da luta pela vida por meio da doação de sangue. Em Leme, a iniciativa é abraçada com responsabilidade e organização: o município mantém um calendário anual de coletas em parceria com a Faculdade Anhanguera, incentivando a participação voluntária da população.
Reconhecida com a certificação “Amigos da Doação de Sangue”, concedida pela Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto/SP, a cidade reafirma seu compromisso com a solidariedade e com a saúde pública. O título destaca Leme como uma cidade que valoriza e promove ativamente a cultura da doação de sangue.
Doar sangue é um gesto rápido, seguro e de grande impacto. Com apenas 450 ml de sangue, é possível salvar até quatro vidas. Todo o processo leva menos de uma hora, e a reposição no organismo ocorre em aproximadamente 24 horas.
Locais e datas das doações em Leme – 2025
As coletas são realizadas na Faculdade Anhanguera, localizada na Rua Waldemar Silenci, 340 – Cidade Jardim. Confira o calendário das próximas etapas de doação:
Etapa 3: 18 de junho
Etapa 4: 20 de agosto
Etapa 5: 22 de outubro
Etapa 6: 17 de dezembro
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, que também está disponível para mais informações por meio do telefone (19) 3097-1010, ou presencialmente, na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada.
Quem pode doar sangue?
Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização dos responsáveis);
É necessário pesar mais de 50 kg;
Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação;
Apresentar documento oficial com foto (físico ou digital).
Participe!
Neste Junho Vermelho, a Câmara Municipal de Leme convida toda a população a refletir sobre o poder transformador da solidariedade. A doação de sangue salva vidas.
ASSESSORIA DE IMPRENSA - CÂMARA MUNICIPAL DE LEME/SP